sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sonho de Papel - Fogueira do Meu Coração


Sonho de Papel é uma marcha do compositor, violonista, cantor e... médico com especialização em homeopatia, o carioca Alberto Ribeiro, e foi interpretada por Carmen Miranda em 1935, gravação apresentada nesta postagem. O refrão da música, apesar de toda a campanha preventiva de incêndios provados por balões, continua peça obrigatória das festas juninas, praticamente uma composição "pública", uma vez que poucos conhecem sua autoria.

Sonho de Papel
Alberto Ribeiro

E o balão vai subindo, vem caindo a garoa
O céu é tão lindo e a noite é tão boa
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração!

Sonho de papel a girar na imensidão
Soltei em seu louvor, um sonho multicor
Oh, meu São João!

Meu balão azul foi subindo devagar
E o vento que soprou meu sonho carregou
Não vai mais voltar!

Áudio Carmen Miranda





E mais: no lado B do disco 78rpm com Sonho de Papel há o obscuro samba intitulado Fogueira do Meu Coração, de Mário Travassos de Araújo e Luis Antônio Pimentel, cuja letra e áudio são apresentados a seguir. A interpretação também é da pequena notável.

Fogueira do Meu Coração
Mário Travassos de Araújo e Luis Antônio Pimentel

Na festa do meu destino
Entre fogos, fogueira e balão
Teu amor é um travesso menino
Que pula a fogueira do meu coração
Subindo pro céu da ilusão
Do bairro da felicidade
Meu amor foi um lindo balão
Que subiu e fugiu deixando saudade

Vou pedir numa oração ao meu São João
Que me dê bem direitinho meu balão
E apague a tal fogueira que há no meu coração
E apague a tal fogueira que há no meu coração

Áudio Carmen Miranda (também aqui)

Nenhum comentário: